O circuito integrado LM386 permite a construção de pequenos amplificadores de saída de áudio, com potência na faixa de 0,25 a 0,5 W, para os mais diversos fins.
Fig 2-I
O circuito da Figura 2-I deve apresentar um ganho aproximado de 50 vezes, conforme informações do fabricante. O ganho deve aumentar se for reduzido o valor do resistor de 1,2K, entre o pino 1 e o capacitor de 10 µF ligado ao pino 8.
O circuito da figura a seguir gera ruído branco através da polarização inversa da junção emissor-base de Q1 (ruído térmico).
Fig 5-I
Q2 é apenas amplificador. Ambos são transistores NPN de baixa potência para uso geral (BC548 ou similar). O sinal de saída é bastante fraco e precisará de etapas pré-amplificadoras.
No circuito da figura, se a tensão de entrada supera a do diodo zener DZ, o SCR conduz, abrindo o fusível e, portanto, protegendo a carga.
Fig 6-I
É denominada proteção "crowbar" (traduzindo literalmente: alavanca tipo pé-de-cabra). O diodo DZ deverá ter a tensão de disparo desejada, potência de 0,5 W. Para correntes maiores que 1 A, o SCR deverá ser de maior capacidade. Não é preciso dissipador de calor para o SCR, pois ele só irá conduzir por um breve período na eventualidade de um disparo.
Referências
Brophy, James J. Basic Electronics for Scientists. McGraw-Hill, 1977.
Pesquisa na Internet em Abr/2006.
US Navy. Basic Electronics. Hemus, 1976.