Energia da deformação por torção |
Topo | Fim |
Na Figura 01, uma barra cilíndrica de raio R e comprimento L com a extremidade A fixa está submetida a um torque T na extremidade B, de forma que o ângulo de torção nessa extremidade em situação de equilíbrio estático é φ.
Deseja-se saber a energia gasta para atingir tal situação a partir da condição livre, isto é, girar um ponto na posição 1 até a posição 2 da figura, de forma que ele seja mantido nessa posição com um torque T aplicado.
 |
| Fig 01 |
Em página anterior, foi dada a equação para o ângulo em função do torque aplicado
φ = T L / (J
p G). Portanto,
T = (J
p G / L) φ = k φ, onde k = J
p G / L.
O ângulo φ é, por definição, a razão entre segmento de circunferência a e o raio R
φ = a / R.
O torque T pode ser considerado igual ao momento de uma força tangencial F em relação ao eixo da barra, isto é,
T = F R = k φ conforme igualdade anterior. Ou F = (k/R) φ.
O trabalho (ou energia da deformação) é dado pela integração do produto da força pelos deslocamentos infinitesimais
W = ∫ F da. Substituindo pelos valores de F e φ das igualdades anteriores,
W = ∫ F da = ∫ (k/R) φ da = ∫ (k/R) (a/R) da = ∫ (k/R
2) a da = (k/R
2) a
2/2 = (k/2) (a/R)
2.
Mas a/R = φ e φ = T/k conforme já visto. Assim,
W = (k/2) φ
2 = (k/2) (T
2/k
2) = T
2 / (2k).
Substituindo o valor de k (= J
p G / L), obtém-se o resultado
W = L T2 / (2 G Jp) #A.1#.
Potência transmitida, diagrama de momento e ângulo de torção |
Topo | Fim |
A potência mecânica transmitida por um eixo está relacionada com o torque aplicado e a rotação de acordo com a seguinte fórmula:
 |
| Fig 01 |
P = T ω #A.1#. Onde
P: potência em watts.
T: torque em N m.
ω: rotação em radianos por segundo.
A Figura 01 dá o exemplo de uma barra cilíndrica com aplicação de dois esforços de torção em locais distintos.
É suposto que a barra está engastada na extremidade C.
Na parte inferior da figura são dados diagramas aproximados dos esforços de torção e ângulos de distorção ao longo do comprimento da barra.
Fonte: prova perito Polícia Federal, ano desconhecido.
A tensão cisalhante máxima τ em uma barra cilíndrica de seção circular com comprimento L e diâmetro D, submetida a um momento torsor T, é dada pela seguinte expressão (G = módulo de elasticidade transversal; J = momento de inércia polar; I = momento de inércia):
|
(a) τ = TL/GJ |
(b) τ = TD/2J |
(c) τ = 32T/πD4 |
(d) τ = TL/GI |
Solução: é a fórmula vista da tensão máxima de torção (τ
max = T R / J
p), com a substituição de R por D/2. Portanto, resposta (b). Notar que a tensão máxima não depende do material e, portanto, as alternativas (a) e (d), que incluem o módulo de elasticidade transversal G, podem ser descartadas de imediato. A alternativa (c) sugere a substituição, na fórmula anterior, do valor de J
p (= π D
4 / 32), mas está incorreta.